História do SBT

 

 

Em 1980, com o fechamento da Rede Tupi, Silvio consegue a concessão de quatro canais, dos quais três pertenciam à Tupi: o canal 4 de São Paulo (ex-TV Tupi SP), o canal 5 de Porto Alegre (ex-TV Piratini) e o canal 5 de Belém (ex-TV Marajoara).

O canal 9 do Rio de Janeiro, que fazia parte do pacote com os quatro canais, pertencia à TV Continental e entrou no ar em 1982 como filial carioca da TV Record (em 1987 o canal foi renomeado sucessivamente TV Copacabana e TV Corcovado). Reunindo os antigos canais da Tupi e o canal 11 do Rio, Silvio forma em 19 de agosto de 1981 o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). O SBT é a única emissora de televisão que transmitiu a sua própria cerimônia de outorga, diretamente de Brasília, com imagens geradas a partir da TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo, em Goiânia. A marca SBT, porém, só seria amplamente divulgada anos mais tarde. A praça de São Paulo passa a ser a sede e a fonte geradora da programação da nova rede.

O SBT dos primeiros tempos aproveitou muitos artistas e programas da Tupi, tanto para cumprir acordos trabalhistas com os antigos funcionários da rede falida quanto pela necessidade de iniciar suas operações já com um conjunto de programas estruturado. Um dos exemplos foi o reaproveitamento do humorístico Apertura, que havia estreado dois anos antes na Tupi.

Com atrações popularescas, especialmente os programas de auditório comandados por Gugu Liberato, Raul Gil, Moacyr Franco, J. Silvestre, Flávio Cavalcanti e pelo próprio Silvio Santos, o SBT cai no gosto do telespectador de renda mais baixa. Na linha infantil, o grande sucesso é o programa do palhaço Bozo. Nessa época começou a exibição de telenovelas, tanto sucessos estrangeiros, como Os Ricos Também Choram em 1982, Cristina Bazán em 1983 e Chispita em 1984, quanto produções próprias que seguiriam uma linha semelhante. Em 1986, o SBT cobriu a sua primeira Copa do Mundo. Em 1988 cobriu os Jogos Olímpicos.

Ao longo da década de 1980 a emissora consolidou sua posição de segundo lugar na preferência do telespectador nacional (exceto no Rio de Janeiro, onde a posição era ocupada pela Rede Manchete). Animado com os resultados, o SBT lança o slogan "Líder absoluto da vice-liderança".

Em 1984 estreiam as séries mexicanas Chaves e Chapolin, que transformaram-se nos maiores sucessos de audiência da história do SBT. Nessa época também estreavam na emissora os apresentadores Mara (futuramente Mara Maravilha), Christina Rocha, Sérgio Mallandro, Luis Ricardo e Mauro Zukerman. Todos fazendo programas de prêmios como TV Powww, Sessão Premiada e O Preço Certo além de antigos programas do Silvio Santos como Vamos Nessa e Concurso de Dança.

[editar] Grandes reformas

Em 1987 houve uma reformulação na emissora e o nome TVS gradualmente deixa de ser utilizado, dando lugar à marca SBT. A emissora, que desde sua criação alcançava o segundo lugar em audiência, detecta a necessidade de se alavancar economicamente. Tinha boa audiência mas poucos anunciantes, desinteressados com a programação do canal, voltada para as classes mais baixas. A emissora passou a sofisticar sua programação e rejeitar publicamente o título de "brega". Ainda em 1987, Mara Maravilha ganha seu primeiro programa infantil em rede nacional, Show Maravilha e pela primeira vez a emissora mantém no ar um segundo programa infantil dobrando de 6 para 12 pontos de audiência em São Paulo e de 3 para 6 no Rio de Janeiro no horário antes ocupado por Bozo. Em 1989 estréia a animadora infantil Mariane e consegue bons índices. No mesmo ano, a sua retransmissora de Natal-RN ganha programação local e passa a se chamar TV Ponta Negra, sob responsabilidade do ex-senador Carlos Alberto.

Em 1988 Silvio intensificou a reformulação e passou a ser mais agressivo na rivalidade com a Rede Globo, contratando artistas, lançando novos programas e criando horários próprios para grandes filmes. Silvio Santos contrata Jô Soares, comediante da Globo, e o lança em dois programas: o humorístico Veja o Gordo (que seguia o formato do Viva o Gordo) e o talk-show Jô Soares Onze e Meia. A possibilidade de realizar um programa de entrevistas seduziu Jô a trocar de emissora.

Ainda no projeto de requalificação o SBT contrata Boris Casoy e lança um jornal opinativo, o TJ Brasil, disseminando o conceito de "âncora" no telejornalismo brasileiro. Silvio Santos traz ainda Carlos Alberto de Nóbrega, que depois de breve período na Rede Bandeirantes comandando um programa nos moldes da Praça da Alegria, o Praça Brasil, relança a atração no SBT com o nome A Praça É Nossa.

Em agosto de 1987, Gugu Liberato assinou contrato com a Globo. Silvio Santos, preocupado com seu futuro como apresentador, no sábado de carnaval de 1988, cobriu a oferta da concorrente e renovou o contrato do animador do Viva a Noite com o SBT. Com essa manobra, na prática, Silvio Santos "coroou" Gugu como seu sucessor no programa de domingo (o Programa Silvio Santos seguia como carro-chefe da emissora e vitrine número 1 dos produtos do Grupo Silvio Santos, notadamente o Baú da Felicidade), o que veio a se confirmar gradualmente nos anos seguintes.

Em 1990 cobriu a Copa do Mundo de 1990 na Itália. Foi nessa Copa do Mundo que a emissora desenvolveu seu mascote na transmissão. Se tratava do "Amarelinho". Ele vibrava quando o Brasil, marcava os gols.

[editar] Anos 1990

Nos anos 1990 a emissora teve um crescimento marcante e foi assim até 2001, quando lançou o slogan "SBT, na nossa frente só você". O SBT transferiu suas operações, que até então se dividiam entre o auditório no bairro do Carandiru e os estúdios da Vila Guilherme, para o CDT da Anhanguera, também conhecido como "Complexo Anhanguera" dada sua localização na Rodovia Anhanguera, que custou em torno de 120 milhões de dólares.

[editar] 1991 - 1993

Em 1991 o SBT lança o telejornal Aqui Agora. Serginho Groismann é trazido da TV Cultura (na qual comandava o Matéria Prima) e cria o Programa Livre esse ano também marca a estreia de Eliana na emissora comandando os infantis Festolândia que não teve sucesso sendo sucedido pela Sessão Desenho onde a moça caiu nas graças da criançada. Nesse mesmo ano lança o programa Cocktail.

Em 19 de março de 1991, a emissora sofre forte alagamento que abalou as estruturas teatrais, a estrutura técnica (aparelhos de vídeo, câmeras, cenários, etc). Uma chuva de grandes proporções forçou a emissora a sair do ar porque a água já estava subindo rapidamente no estacionamento da emissora. Logo após, funcionários utilizaram uma câmera e um microfone e improvisaram um link ao vivo em cima de uma lancha que flutuava no local. Câmeras, equipamentos da fábrica de cenários, enfim, todo o acervo filmotecário do SBT foi levado pela enchente. Nada foi recuperado (segundo informações de funcionários da época, Silvio Santos não estava no local, pois estava em viagem). Quando chegou, viu um estrago estimado em quase 700 milhões de cruzeiros.

Em 1992, o SBT transmitiu as Olimpíadas de Barcelona. No mesmo ano exibiu ao vivo o impeachment do então presidente Fernando Collor.

O Domingo Legal, apresentado por Gugu Liberato, planejado em 1992, foi levado ao ar pela primeira vez em 17 de janeiro de 1993 com um formato baseado no bem-sucedido Viva a Noite dos anos 1980, ganhou cada vez mais espaço como atração do Programa Silvio Santos na medida em que o SBT precisava combater o Domingão do Faustão da Rede Globo. Apesar das frequentes acusações de sensacionalismo a ambos os programas, a guerra dos auditórios fez bem ao Domingo Legal, que encerrou a década com picos de 40 pontos de audiência.[1] Em 1993, exibe as Eliminatórias da Copa do Mundo de 1994.

No mesmo ano Angélica assina com a emissora após uma grande transação, onde ela deixa a Manchete e recusa proposta da Globo, passando a comandar os programas Passa ou Repassa, TV Animal e Casa da Angélica. Eliana estreia o Bom dia e Cia programa infantil com uma linguagem um pouco mais educativa. Ainda assim, o Show Maravilha torna-se, neste ano, o programa infantil de maior faturamento e audiência da TV.

[editar] 1994 - 1996

Em 28 de fevereiro de 1994, Mara Maravilha decidiu não renovar seu contrato com a emissora,por não aceitar os novos termos propostos pelas novas cláusulas, pondo um fim a uma relação duradoura de 11 anos e meio e interrompendo bruscamente o programa Show Maravilha, principal e mais caro programa infantil da emissora e de também de maior retorno finânceiro, sendo substítuida no horário por Sérgio Mallandro, que após uma desventurada experiência na Globo retornou quatro anos após deixar o SBT. Assim, Angélica finalmente conseguiu o que tanto almejava desde sua contratação em Abril anterior, que era antigir o status de principal estrela infantil da emissora. Angélica assume três programas diários nos dias de semana a partir de Agosto de 1995, para tentar anular o assédio crescente da TV Globo naquele ano, no entanto, não satisfeita com a situação a Rede Globo novamente faz uma proposta irrecusável para Angélica em fevereiro 1996, após muita insistência e negociações dos dois lados, finalmente Angélica assina um contrato trocando SBT pela Rede Globo em 1º de maio de 1996. A situação também não estava proveitosa para Sérgio Mallandro que também estava com os dias contados, prestes a ser dispensado pela emissora, a apresentadora Eliana se torna a principal estrela infantil da Emissora e assume na mesma semana o comando da atração diária TV Animal, que desde agosto do ano anterior vinha sendo apresentada por Angélica, enquanto Passa ou Repassa, que até 1994 tinha sido apresentado por Gugu Liberato e a partir de fevereiro de 1995 por Angélica foi para o comando de Celso Portioli. Enquanto o Passa ou Repassa continuou manteve seu sucesso, o público não aprovou a mudança no TV Animal com Eliana e após julho daquele ano a atração é cancelada, para voltar a ser produzida somente treze anos depois.

Na produção de telenovelas, a partir de 1994 o SBT investiu em remakes de antigas produções de outras emissoras, como Éramos Seis, As Pupilas do Senhor Reitor, Sangue do Meu Sangue e Os Ossos do Barão, além de textos próprios como em Razão de Viver e Fascinação. Também aderiu ao esquema de co-produção em Dona Anja, Colégio Brasil e Antônio Alves, Taxista e produziu novelas adaptadas de textos mexicanas como O Direito de Nascer e Pérola Negra. As produções originais mexicanas chegaram ao seu auge na época. Maria Mercedes, Marimar, Maria do Bairro, A Usurpadora e Carrossel foram grandes sucessos. A protagonista de Carrossel, em visita ao Brasil, foi recebida em Brasília, onde, por convite do então presidente Fernando Collor, subiu a rampa do Palácio do Planalto e foi aclamada por uma multidão.

No mesmo ano, o SBT cobriu o tetracampeonato mundial da seleção brasileira que ocorreu nos Estados Unidos.

Em 1995, começou a cobrir a Fórmula Indy, que depois da cisão entre a Champ Car e IRL, foi obrigada a chamar a categoria (o nome na época era CART) de Fórmula Mundial. A emissora também cobriu as Copas do Brasil de 1995, 1996 e 1997.

Em 1996, cobriu as Olimpíadas de Atlanta, nos Estados Unidos.

Em meados de Agosto do mesmo ano, foi inaugurado o CDT da Anhanguera, complexo de estúdios da rede,na época o maior complexo de estúdios televisivos do país e hoje continua a ser um dos maiores.

[editar] 1997 - 2000

Entre 1997 a 2000, o SBT permanece praticamente na vice-liderança, com média de 10 pontos de audiência em quase todos os programas, chegando picos de até 25, segundo o IBOPE.

Em 1997, estreiam os infantis, o programa Disney Club e a novela Chiquititas. A cantora mexicana Thalía veio diversas vezes ao Brasil, participando em diversos programas do SBT.

Ainda em 1997, o SBT fecha parceria com a CBS americana para a co-produção de um telejornal de fim de noite. O Jornal do SBT, que era exibido na faixa, passa a se chamar Jornal do SBT/CBS Telenotícias. O projeto vai até 1999

A TV Itapoan, afiliada desde início do SBT em 1981, deixa de transmitir na Bahia, fechando contrato com a Rede Record. Em seu lugar, o SBT fecha contrato com a TV Aratu,sua afiliada até hoje. Outra afiliada perdida neste período foi a TV Cidade, de Fortaleza, que afiliou-se também à Rede Record. Somente em 1999, o sinal do SBT volta com a afiliação do TV Jangadeiro, antiga afiliada da Rede Bandeirantes.

Em 19 de Outubro, pode ser considerado o marco inicial da virada da emissora, quando, pela primeira vez o programa Domingo Legal vence o Domingão do Faustão, sendo ambos exibidos no mesmo horário.

No fim de 1997, o SBT lança o programa Fantasia, apresentado inicialmente por Jackeline Petkovic, Adriana Colin, Débora Rodrigues e Valéria Balbi., e os sitcoms Os Simpsons e Uma Família da Pesada são estreados depois das 10 da noite, pouco a pouco o SBT fica frente a frente da Rede Globo. Uma Família da Pesada tinha uma boa audiência, sendo exibido até 2000. Por certo período a partir de 1999, a sitcom Ô Coitado também teve presença importante até 2000, retirado do ar por falta de audiência.

Em 1998, o SBT exibiu o desenho, Rocko's Modern Life.

Entre junho a julho, cobriu a sua última Copa do Mundo realizado na França.

Em agosto, em uma negociação milionária, o apresentador Carlos Massa, o Ratinho trocou a Record pelo SBT, mantendo o estilo mundo cão que o tornara célebre. O Programa do Ratinho se tornou uma espécie de fenômeno do fim dos anos 1990.

Em setembro, Eliana deixa a emissora e Sílvio Santos e transfere o programa para Jackeline Petkovic o comando do Bom Dia e Cia. A mesma já iria ganhar um programa infantil na emissora.

Em 1999, aconteceram as duas saídas: em 31 de agosto, Serginho Groisman deixa o SBT e é contratado pela Rede Globo. No fim de dezembro, Jô Soares apresentava pela última vez o talk-show Jô Soares Onze e Meia.

Entre 2000 a 2002 o Domingo Legal se consolida na liderança da audiência, ganhando com folga Domingão do Faustão em média de 20 a contra 15, no Ibope.

A partir de abril de 2000, o SBT exibe o grande pacote de filmes inéditos nas sessões Cine Espetacular e Tela de Sucessos e de grandes produções, graças as parcerias com a Disney, Warner Brothers, MGM e Televisa. O mesmo voltou a ocorrer em 2001 e 2002. Nesses dois anos, os filmes inéditos fizeram o SBT ter auge de audiência nesses horários. A partir de 2003 teve início a reprise dos filmes exibidos nos anos anteriores, embora exibisse alguns inéditos em 2003 e 2004.

Em 31 de maio, tornou-se pública, que Silvio Santos em carta manuscrita, dirigida a desembargadores do Tribunal Regional Federal, em janeiro do mesmo ano,[2] em que admite pela primeira vez que criou Tele Sena em 1991, para evitar a falência e a perda da concessão da emissora,[2] e além disso que era também para cobrir os prejuízos da emissora antes de 1991.[2] Admitiu que o SBT depende da Tele Sena.[2] Mesmo assim, o Tribunal Regional Federal em São Paulo condenou a Liderança Capitalização, do Grupo Silvio Santos, a tirar a Tele Sena do mercado.[3] Posteriomente, Silvio Santos recorreu e a Tele Sena continua fazer soteios até hoje, embora em meio a pressões jurídicas pela extinção do soteio.

Em 10 de junho, o programa Fantasia (todos os sábados 14-19hs) fica no ar pela última vez e é retirado do ar pelos mesmos motivos das outras versões anteriores (falta de audiência e desgaste da formúla).[4] No lugar, passa a exibir em 17 de junho, "Festival de Filmes 1", "Festival de Filmes 2" e "Festival de Desenhos".[4]

O declínio de audiência ocorre a partir de setembro de 2000, quando as produções Chiquititas e Disney Club encerram suas gravações, sendo encerradas as exibições somente em janeiro de 2001.

No mesmo ano, a emissora recebeu a superstar internacional Thalía.

[editar] Anos 2000

[editar] 2001

No dia 19 de janeiro, o SBT encerra a exibição de Disney Club e Chiquititas, programas que vinham sendo exibidos entre 18-20h desde 1997. Ambos foram substituídos no horário pela reprise da novela Éramos Seis e outros programas em 22 de janeiro. A novela havia sido exibida originalmente em 1994. Depois dela, várias novelas mexicanas e séries estadunidenses ocuparam este horário até 2004.

Durante o mês de setembro, a emissora foi severamente criticada pela opinião pública por ter sido a única entre as principais redes de TVs do país (Globo, Record, SBT, Bandeirantes, RedeTV!, TVE Brasil (hoje TV Brasil) e CNT) a não transmitir ao vivo os ataques terroristas de 11 de Setembro contra as cidades de Nova York e Washington, episódio de grande repercussão internacional nos dias atuais. Até hoje a emissora não explica por que ignorou esse evento internacional de maior repercussão histórica desde a queda do Muro de Berlim (1989) e o fim dos regimes comunistas na Europa (1990) e a União Soviética (1991). A emissora preferiu exibir horário (entre 10-19 horas) o clássico desenho estadunidense Pica-Pau e a exibição de sua programação rotineira, a mesma ocorrida em afiliadas da rede. A emissora também recebeu críticas pela cobertura tímida e tendenciosa que deu à guerra EUA X Afeganistão governado pelo Taliban (chegou a ignorar notícia da guerra por alguns dias em novembro).

Em Outubro de 2001 estreia o reality-show Casa dos Artistas, com apresentação de Silvio Santos e grande polêmica e acusações pela imprensa de plágio de um modelo existente da Endemol (só a Rede Globo, exibiria em janeiro de 2002, o Big Brother Brasil, tinha contrato com a Endemol). A Rede Globo entrou na Justiça do Estado de São Paulo para impedir a exibição do programa, que foi suspenso por dois dias, mas a Justiça deu ganho de causa ao SBT. Contudo, a Rede Globo recorreu. Nas noites de domingo de novembro e dezembro, enquanto era exibida a Casa dos Artistas, o SBT conquista pela primeira vez o primeiro lugar em audiência naquele horário. O sucesso do programa culminou na final, quando a Globo perdeu para o SBT pela primeira vez na média do dia 16.8 x 11.4. E pela primeira vez o SBT ultrapassaria a barreira dos 50 pontos de audiência. O reality que relatava a convivência de artistas confinados registrou em sua final média de 47 com picos 55 pontos no ibope. O SBT foi a única emissora no Brasil, até hoje, a vencer a Rede Globo na média-dia em todo o país.[5] A Casa dos Artistas ganhou outras 3 edições.

[editar] 2002

Nesse ano foi exibido o programa Popstars, que selecionou cinco garotas para o grupo Rouge.Mesmo com a saída de uma das integrantes em 2004, o grupo permaneceu por quatro anos na mídia. No ano seguinte foi a vez do grupo de cinco garotos do Br'oz. Lançaram CD em novembro, anunciando seu fim em maio de 2005, devido a falta de entrosamento e pouca aceitação do CD. Mesmo assim, os dois grupos obtiveram popularidade no mercado fonográfico.

Houve a contratação no mesmo ano de 2002 das jornalistas Sônia Abrão e Marília Gabriela, que voltam ao SBT depois de ficarem 2 anos na RedeTV!.

Em 2002, a fórmula que levava o Domingo Legal na liderança, começa se desgastar e inicia uma queda na audiência que culminaria na liderança do Domingão do Faustão a longo prazo.[6]

[editar] 2003

No início de 2003, a rede volta a transmitir futebol, com uma equipe que continha Paulo Soares, Paulo Andrade, Dirceu Maravilha, Léo Jaime, Zetti, Benjamim Back, Mariah Moraes, Elia Jr., e em um dos jogos, Luciano do Valle e Juarez Soares (homenagem pelo Troféu Imprensa), chegando a exibir o Campeonato Paulista de Futebol, Torneio Internacional do Quatar, Torneio Sul-Americano e Copa Ouro. Estes três últimos, com exclusividade chegando a alcançar índices de 16 pontos no IBOPE em alguns jogos do Brasil. Porém, depois das transmissões esportivas, a emissora nunca mais adquiriu os direitos de eventos esportivos.

Em junho, Silvio Santos foi alvo de polêmica por suas declarações à revista de celebridades Contigo!. Enquanto morava nos Estados Unidos, Silvio declarou estar doente e com pouco tempo de vida restante, motivo pelo qual teria vendido o SBT à Televisa e escalado Boni (executivo de TV e ex-diretor da Globo) como chefe de operações da emissora. Porém, pelas leis brasileiras, é proibida venda de emissoras de TV à empresa e pessoas não-natos (aqueles que não são nascidos no Brasil).

A repercussão da entrevista foi grande. A Televisa, a Rede Globo e Boni desmentiram as afirmações. Mais tarde Silvio declarou a falsidade da entrevista, dos rumores de doença e de tudo que havia sido divulgado por ele nesse ínterim "como brincadeira à jornalista" que o entrevistou. Por causa disso, Silvio Santos sofreu vários processos pelos meios de comunicações que cobriam o fato.

Em 7 de setembro o programa Domingo Legal foi palco de um grande escândalo do jornalismo nacional ao exibir uma entrevista com dois integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), ameaçando de morte os apresentadores de TVs policiais e autoridades políticas paulistanas.

As pistas de que a entrevista teria sido uma fraude (os dois homens não falaram gíria de bandido, pois falaram normalmente e ameaçaram pessoas) só foram reveladas mais de uma semana depois da exibição, com a identificação dos responsáveis pelo jornalista Marcelo Rezende no programa Repórter Cidadão da RedeTV!.

O programa de Gugu Liberato ficou fora do ar por uma semana. De volta à programação, o Domingo Legal nunca mais reconquistaria a liderança na audiência absoluta, o que beneficiou o Domingão do Faustão e o então estreante Pânico na TV (na RedeTV!.

Em 2004, Adriane Galisteu estreou no comando do Charme que tinha formato de game-show interativo nas tardes da emissora, a jornalista Regina Volpato também estreou nas tardes da emissora no comando do Casos de Família. O Charme acabou em 2008, com a transferência de Adriane Galisteu para a Rede Bandeirantes.

A TV Pampa, que garantia cobertura para boa parte do estado do Rio Grande do Sul, deixa de transmitir o SBT naquele estado. No sul do estado a TV Nativa se afilia enquanto nas demais regiões do estado o sinal chegava por meio de repetidoras.

[editar] 2005

Em 2005, Ana Paula Padrão estréia depois de uma grande negociação o SBT Brasil, criado para bater a novela "Essas Mulheres" da Rede Record

Com a vinda de Padrão para o SBT, o jornalismo da emissora recebe grande investimento e atenção por parte de Silvio Santos.

Começa a ser exibida a trama mexicana Rebelde, que lança a banda RBD.

Em junho de 2005, estreia na grade o filme computadorizado da Mattel, Hot Wheels: AcceleRacers - Ignição, o primeiro da série.

 

[editar] 2006

O SBT chega o ano de 2006 em crise resultante do avanço da Rede Record. Hebe passou a perder sistematicamente do Repórter Record às segundas-feiras. Prova de Amor tirou audiência do telejornal de Ana Paula Padrão e A Escrava Isaura derrotou Mariana da Noite. A reação do SBT foi o sucesso de Rebelde, pois a novela Cristal, encarada como a salvação da emissora fracassou com apenas 7 Pontos de Audiência

Em julho, o SBT perde duas afiliadas importantes na Região Nordeste em apenas uma semana: em 17 de julho, a TV Atalaia (Sergipe) e em 23 de julho, a TV Pajuçara (Alagoas). As emissoras fecharam contrato com a Rede Record e em seguida transmitiam a nova rede, deixando o SBT sem sinal em dois estados.[7] Em 2007, o sinal do SBT volta em dois estados (pela TV Alagoas) e pela retransmissora (somente na capital Aracaju, em Sergipe). Em 2009, a TV Alagoas abandona o SBT e passa retransmitir a TV Igreja Mundial, deixando novamente o SBT sem cobertura em todo o estado de Alagoas.Mas,em menos de um mês a emissora retorna a transmitir o canal.

Ao completar 25 anos no ar em 18 de agosto de 2006, o SBT emprega mais de 2200 funcionários, tem 105 emissoras afiliadas e entra diariamente 176 milhões de brasileiros nos lares de todo o Brasil.[8] Mas a emissora amarga perda de afiliadas em todo o Brasil desde 2003. Em 2003 tinha 120 afiliadas.[9] Em 2004, a emissora tinha 117 afiliadas, caiu para 111 em 2005.[10]

Carlos Nascimento reformulou o telejornal para apresentá-lo na companhia de Juliana Alvim, ex-repórter do SBT em Brasília. Silvio Santos rapidamente retira Juliana Alvim da bancada e a devolve à reportagem.

Em novembro, Silvio tira Adriane Galisteu do comando do Charme, substituindo-a por Celso Portiolli. Apesar da troca, o nome de Galisteu continua sendo exibido na abertura. Portiolli apresenta competições e promove encontros, conforme o projeto original do programa, ao qual Galisteu não tinha se adaptado. O programa sofreu muitas alterações de formato e horário: chegou a ser exibido nas noites de quarta-feira, mas a experiência não durou muito. Galisteu continua gravando o programa, mesmo afastada da atração ao vivo. O programa também passou a ser exibido aos sábados sob o nome Namoro na TV, o mesmo de uma antiga atração do Programa Silvio Santos.

No dia 4 de dezembro, em mais uma reforma-surpresa, Silvio Santos extingue a assessoria de imprensa da emissora, deixando jornais e revistas sem a grade de programação do canal. Isto, combinado com as muitas alterações de última hora determinadas pelo "patrão", deixa atordoados os próprios funcionários da emissora.[11]

[editar] 2007

O período de crise constante continua. Após passar a empatar com a Rede Record na vice-liderança na Grande São Paulo no mês de fevereiro de 2007, o SBT lançou o slogan "A Concorrência vai Tremer!", e apostou em novas temporadas para sucessos da emissora e novos programas para combater a Record. A "Arrancada da Vitória" começou num fim de semana, com a volta de Silvio Santos à programação de domingo. Quatro programas com a apresentação do "Homem do Baú" foram veiculados: Topa ou Não Topa, 1º Campeonato Brasileiro de Dança, Tentação e Rei Majestade. Mais tarde também reestreou o Qual É a Música?. Apesar de manter o formato tradicional, o programa teve momentos de brilho quando Silvio recebeu a turma do Pânico na TV.

No dia 5 de março estreou o novo SBT Brasil. A grande surpresa do telejornal foi Cynthia Benini, que já havia sido criticada pelo seu trabalho no antigo Jornal do SBT e no SBT Notícias Brevesque fora apelidado de "Jornal das Pernas" devido as roupas insinuantes que as duas apresentadoras usavam, ambos ao lado de Analice Nicolau, sua colega de confinamento na Casa dos Artistas. Para apresentar o telejornal, Cynthia foi tirada às pressas da produção do programa 1º Campeonato Brasileiro de Dança, no qual fazia entrevistas com os concorrentes após suas apresentações.

Em 1º de setembro, mais uma importante afiliada é perdida para a Rede Record: a TV A Crítica, de Manaus, que garantia transmissão do SBT para 92% dos municípios amazonenses, cancela o contrato que possuía com a emissora de Silvio Santos desde a sua fundação em 1981 (na época ainda como TV Baré, emissora afiliada a antiga Rede Tupi). A TV A Crítica fez em 2006, intensos investimentos nos quais houve melhoria sensível da qualidade de imagem e som da emissora, bem como a construção de uma nova torre de transmissão e reformulação da grade de programação local, o que atraiu a atenção da Record. No lugar da TV A Crítica, o SBT fechou contrato com a TV Em Tempo (antiga TV Manaus), que anteriormente retransmitia a Rede Record, porém a qualidade de imagem da nova afiliada é muito precária com constantes quedas do sinal e programação local de péssima qualidade. A partir de 2008, a TV Em Tempo inaugurou as primeiras retransmissoras no interior do Amazonas, até então, o sinal do SBT era distribuído somente para Manaus e cidades circunvizinhas.

Na noite do dia 17 de setembro o site oficial do SBT sofre o primeiro ataque de hacker desde a criação em 2004. O atacante se identificou como Lady Lara: apesar de não protestar contra a emissora, atacou a corrupção, fraudes "e toda essa vergonha da qual hoje somos testemunhas". O conteúdo saiu do ar na manhã do dia seguinte.[12][13]

No dia 5 de novembro, o SBT Manchetes é cancelado. Em dezembro, o SBT perde a condição de vice-líder de audiência nacional para a Rede Record.

[editar] 2008

No príncipio de 2008,o canal estreiou,o programa de luta livre WWE,que é consolidado um dos maiores sucessos de audiência no mundo todo, o programa era exibido aos sábados às quatro da tarde, e em apenas dois meses consolidou 11 pontos de audiência, ultrapassando seu principal concorrente, O Melhor do Brasil da Record, além de se tornar a segunda maior audiencia do SBT. Mas depois de mais um mês de exibição, o programa foi considerado inadequado pelo Ministério Público inadequado para menores de 12 anos, e que só poderia ser exibido depois da 8 horas da noite.Pressionado,pelo Minsterio da Justiça o canal cancela o programa e depois que o programa foi retirado da grade,o canal entra novamente em crise.

Em 2008, pela primeira vez desde 1999, o SBT enfrenta novamente forte concorrência da Record, que registra em vários horários a perda da vice-liderança consolidada, os programas Bom Dia & Cia, Hebe, SBT Repórter, as novelas da tarde e noite, entre outros, registram terceiro lugar em várias praças.

No mesmo ano, teve algumas novelas estrangeiras exibidas. No início do ano, teve o fim de Chiquititas 2000, inciada em 2007 e em março, estreou uma nova temporada da trama jovem: Chiquititas Sin Fin. No dia 21 de janeiro, houve a estréia da comédia argentina Lalola no horário das 20hs, mas por falta de audiência e mudanças de horário da novela, teve seu fim adiantado. Após o fim da reprise de Maria do Bairro, foi exibida a reexibição da novela mexicana O Privilégio de Amar.

Em 1º de fevereiro, o SBT perdeu a afiliada Rede SC, atual RIC Record (que era composta por 4 emissoras). Em seu lugar, entrou o SBT Santa Catarina, que era a afiliada RedeTV Sul!.

Em 3 de março, o SBT reestreou o telejornal policial Aqui Agora. O programa ficou no ar até 18 de Abril.

No dia 22 de abril, Silvio Santos rompe com a parceria da Televisa que durava desde 2000. Apenas as exibições de Chaves e Chapolin (por meio de um contrato em separado) são continuadas.

Em 9 de junho, inicia a exibição da novela Pantanal, da extinta Rede Manchete, depois de quase 10 anos da última reprise da extinta rede, foi comprada e reprisada integralmente pelo SBT fazendo grande sucesso chagando a picos de 18, que termina em janeiro de 2009.

Também no mês de junho, o SBT perde a TV Nativa, que garantia transmissão da programação do SBT Porto Alegre para o interior do estado do Rio Grande do Sul, para a Rede Record.

No dia 8 de dezembro, estreou a novela Revelação, escrita por Íris Abravanel, esposa de Sílvio Santos. A trama enfrentou baixos índices de audiência para o horário das 23hs, porém recuperou o Ibope em sua reta final. Foi a primeira trama escrita e produzida com capital nacional, após o rompimento de contrato entre o SBT e rede de televisão mexicana Televisa. Em janeiro de 2009, com o fim da novela Pantanal, a novela passa ser exibido às 22hs10.

[editar] 2009

Em março de 2009, a emissora estréia os formatos do Esquadrão da Moda e 10 Anos Mais Jovem, respectivamente adquiridos da BBC e Maverick Television.

Em 4 de maio, os programas Casos de Família e o Programa do Ratinho voltam à grade da emissora reformulados.

Em 9 de maio, o apresentador Netinho estreia no SBT no comando do Show da Gente, que tem como diretora Marlene Mattos.

Em 6 de junho, a emissora estreia o programa Você se Lembra?, game show estadunidense adquirido da Mark Burnett Productions, e apresentado por Zé Américo.

A novela Vende-se um Véu de Noiva, baseada em obra de Janete Clair, estreia em 16 de junho. A novela, adaptada pela novelista Íris Abravanel, vinha enfrentando baixos índices de audiência, apesar da alta qualidade na produção de seus capítulos. A trama foi a primeira a ser adaptada a partir do texto original de uma novela radiofônica de mesmo nome, pertencente a o acervo de obras da novelista Janete Clair comprado por Silvio Santos, para adaptação e exibição pelo SBT.

Nos dias 20 e 22 de junho, o SBT assina a contratação do apresentador: Roberto Justus e o retorno da apresentadora Eliana após 11 anos.Ambos estavam na Rede Record e suas contratações foram consideradas uma retaliação contra o assédio da emissora concorrente a Gugu Liberato.[14]

No dia 25 de junho, Gugu Liberato, após mais de 20 anos no SBT,[15] assina contrato com a Rede Record, com um salário de 3 milhões por mês. A estreia de Gugu na Record ocorreu em 30 de agosto, porém houve rompimento amigável do contrato entre o apresentador e Silvio Santos, que assim o libera para iniciar seus trabalhos na nova emissora. O programa Domingo Legal continua na grade de programação,reformulado sob o comando de Celso Portiolli.

Em 5 de agosto, a emissora exibe o programa Qual é o Seu Talento?, que é um formato internacional conhecido como Britain´s Got Talent. Os jurados são os mesmos do programa Astros, mas dessa vez com a apresentação de André Vasco.

Em 9 de agosto, o SBT passou a ser transmitido pela SKY no canal 9. Até então o SBT era a única emissora das cinco grandes redes da TV aberta a não ser exibida pela SKY.

Em setembro, o apresentador Ratinho apresenta o programa Nada Além da Verdade, que dessa vez testa a veracidade de pessoas anônimas.

Em 14 de setembro de 2009,a TV Alagoas deixa de ser afiliada ao SBT e passa a transmitir a programação da TV Igreja Mundial,abrupta desfiliação levou o diretor executivo do SBT, Guilherme Stoliar, a entrar com uma ação judicial, para garantir o sinal do SBT no ar em Alagoas.

Em 16 de setembro, o apresentador Roberto Justus estreia seu primeiro programa na emissora: é o Um Contra Cem, um game show adquirido da Endemol.

Em setembro, a emissora muda os horários das 19 e 21 horas: o "SBT Brasil", que passava desde 2007 das 21h15 às 22h15, passa para a faixa das 19h30-20h15 (no lugar da série Eu, a Patroa e as Crianças). Às 21h15, o SBT passa a exibir a primeira temporada da série Harper's Island, então inédita na rede aberta de televisão, e alcança a vice-liderança no horário.[16] Em 1º de outubro, a série é substituída por outra, Sobrenatural, exibindo todas as temporadas da série. Desde 24 de dezembro, passa os episódios inéditos da série.

Em 9 de outubro, o TV Animal volta ao ar no SBT Show.

Nos dias 24 e 25 de outubro exibiu o Teleton 2009, superando a meta de 2009, mais de R$ 19 milhões.

No mesmo mês, a rede contrata as atrizes Betty Faria, Carla Marins, Jussara Freire, Luciana Vendramini e Mônica Carvalho para a novela "Uma Rosa com Amor", de Tiago Santiago, que será a primeira novela dele na casa.

Devido às reclamações, segundo Silvio Santos, feitas pelos telespectadores da novela de Iris Abravanel (Vende-se um Véu de Noiva), desde o dia 26 de outubro as "Pegadinhas Picantes" passaram a ser exibidas às 23h. No antigo horário das Pegadinhas Picantes, entrou o jornalístico Boletim de Ocorrências com Joyce Ribeiro às 22h.

No dia 31 de Outubro, o SBT estreou uma nova sessão de filmes sábado à tarde, o Sabadocine, às 14h15. O programa de Netinho, Show da Gente, que era exibido nesse horário, passa para as 16h. A estreia do nova sessão de filmes é vista como resposta à crescente queda de audiência do Show da Gente. A sessão consegue, geralmente, à vice-liderança a emissora.

No dia 3 de Novembro, o SBT exibe um Esquadrão da Moda especial, com participação da cantora Stefhany (jovem piauiense que se tornou conhecida graças ao Youtube). O programa garantiu bons índices, batendo recorde com 10 pontos. A série Sobrenatural, exibida logo após o programa, chegou ao mesmo ponto de audiência na Grande São Paulo.

Em seu Twitter, a diretora do SBT, Daniela Beyruti, informa que a emissora vai tirar as propagandas que são captadas pelas parabólicas. Os horários das propagandas são: de segunda a sábado das 13h15 às 14h15, sendo que na Grande São Paulo o SBT transmite as séries Eu, a Patroa e as Crianças e Arnold, e no domingo das 9h às 11h, quando a emissora exibe o programa infantil Domingo Animado.

O SBT apresenta no dia 17 de novembro, em coletiva de imprensa na sede da emissora, em São Paulo, o elenco de sua próxima novela "Uma Rosa com Amor", de Vicente Sesso e adaptada por Tiago Santiago. Foram contratados atores conhecidos, como Betty Faria, Carla Marins, Cláudio Lins, Rubens Caribé e Toni Garrido, para a nova novela da emissora.

Em 2 de dezembro morre o locutor Lombardi, inconfundível voz dos programas de Silvio Santos.

No fim do mês de dezembro o SBT anuncia nove novas atrações que entrarão no ar em 2010, sendo elas os reality shows Solitários (versão brasileira de Solitary), Romance no Escuro (versão brasileira de Dating in the Dark), Pegue seu Dinheiro e Corra (versão brasileira de Take the Money and Run), O Grande Desafio com apresentação de Roberto Justus, o game show Jogo das Loiras (versão brasileira de Beat the Blondes), os programas Aventura Selvagem com a apresentação de Richard Rasmussen, Conexão Repórter, com a apresentação de Roberto Cabrini, a novela Uma Rosa com Amor, filmes inéditos no Cine Espetacular e Tela de Sucessos além de séries como Fringe, The Mentalist, Gossip Girl, The Vampire Diaries e Privileged.

[editar] 2010

Em 4 de janeiro de 2010, a emissora exibe um programa especial mostrando toda a sua programação para 2010. O programa foi exibido às 23h, no lugar de Hebe. No dia 9 de janeiro, foi reprisado às 21h15 e em seguida, exibiu o último capítulo da novela Vende-se Um Véu de Noiva, de Iris Abravanel.

Na semana seguinte, muda a programação da tarde: o Cinema em Casa entra no ar mais cedo, às 14h15, logo mais às 16h estreou a série Kyle XY, em seguida o Casos de Família, de Christina Rocha, dá início no horário das 17h, e finalmente o Programa do Ratinho começa às 18h e segue até as 19h30, sendo prosseguido pelo SBT Brasil. No dia 11 de janeiro, às 22h15 estreou o reality Solitários, apresentado as segundas e quintas, que terminou no fim de fevereiro.

No dia 25 de janeiro, a TV Aratu libera o sinal do SBT para todo o estado da Bahia pelo Canal 9 da SKY Brasil. No mesmo dia, estreou a série americana inédita Gossip Girl, ocupando o lugar de Sobrenatural às 21h15.

Via Twitter, Daniela Beyruti anuncia que o sinal do SBT foi liberado e em breve entrará na Telefônica TV Digital.[17]

Em 18 de fevereiro, a série Smallville (também da primeira temporada) substitui a série Gossip Girl, a mesma que foi exibida nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste pelo SBT Belém às afiliadas das regiões no horário de verão de 2009 a 2010.

No dia 1 de março, o SBT Show (no horário das 20hs) é extinto com a estreia da nova programação: a novela Uma Rosa com Amor às 20h15, e o retorno da linha de shows para a faixa das 22hs. No dia 4 de março, acontece a estreia de Roberto Cabrini no Conexão Repórter, e no dia 6 de março é a vez de Richard Rasmussen e seu Aventura Selvagem estrear.

No dia 8 de março, acontece a volta do Programa Hebe: a apresentadora esteve afastada por 2 meses, período em que se submeteu a um tratamento de câncer na região do abdômen. Sua volta ocorreu em grande estilo, contando inclusive com a presença de vários artistas da Rede Globo, como Xuxa e Ana Maria Braga. Contou também com uma entrevista emocionante com o cantor Roberto Carlos e uma homenagem gravada pelo apresentador e dono da emissora Silvio Santos.

Em 27 de março, o Show da Gente é exibido pela última vez, pois o apresentador Netinho de Paula decidiu concorrer às eleições no Senado pelo estado de São Paulo, e toda a equipe do programa foi demitida.[18] Porém, o programa já apresentava baixa audiência nas últimas semanas e estava com os dias contados. Em 5 de abril, a diretora do programa extinto, Marlene Matos, pede demissão.[19]

A rede também decide retomar a exibição de novelas mexicanas. Desde 2008, quando o contrato do canal com a Televisa chegou ao fim, as tramas produzidas no México não eram mais exibidas. Por cláusulas contratuais, a emissora tinha direito a exibir mais 3 novelas da rede mexicana, e no dia 19 de abril o folhetim As Tontas Não Vão ao Céu estreou no período da tarde.

Em comunicado oficial, a emissora informa que reposicionará programas das linhas de shows das segundas e quintas-feiras a partir de 3 de maio. Desta forma, Hebe continua indo ao ar toda segunda-feira, mas às 22h15, seguido pelo Conexão Repórter, às 23h15. Nas quintas, Qual é o Seu Talento? entra no ar às 22h15 e A Praça é Nossa às 23h15.[20]

No dia 5 de maio, o SBT anuncia a contratação da jornalista Marília Gabriela, para apresentar novamente o talk-show De Frente com Gabi aos domingos.[21]

No dia 12 de maio é confirmado pelo UOL o retorno da TV Alagoas como afiliada do SBT em 1 de junho de 2010. Segundo Guilherme Stoliar, diretor nacional do SBT,"A TV Alagoas se arrependeu por ter trocado o SBT e agora volta atrás devido à pressão dos telespectadores"[22]. A programação do SBT retornou ao estado de Alagoas na madrugada do dia 1 de junho, porém a TV Igreja Mundial ainda mantém cerca de 1 hora e 15 minutos de programação na emissora, na faixa de programação local. Na verdade, a emissora alagoana acabou retornando ao SBT devido aos constantes atrasos de pagamento do aluguel de seu sinal à TV Igreja Mundial, gerando prejuízos financeiros.

No dia 17 de maio, a imprensa paulista confirma o retorno do apresentador Raul Gil, que desde então pertencia à Rede Bandeirantes. Raul apresenta seu programa nas tardes de sábado.[23][24]

No dia 28 de maio, a diretoria geral faz uma reformulação na grade. A partir do dia 7 de junho o programa Qual é o Seu Talento? passa a ser exibido aos sábados, a partir das 18 horas; a reprise da novela A História de Ana Raio e Zé Trovão às 22h15; e os programas Conexão Repórter e SBT Repórter passam a ser exibidos às 0h15 de segunda e quarta-feira, respectivamente. O Esquadrão da Moda é transferido para os sábados, passando a ser exibido às 21h15, enquanto que Supernanny passa a ser exibido às 13h15. Esta grade duraria uma semana. [25]

Duas semanas depois, no dia 11 de junho, o SBT comunica, pela 2ª vez no mês, que vai mudar novamente a programação. Os realities e talk shows substituirão as séries no horário nobre, no caso a série Grey's Anatomy, e serão exibidos às 21h15 os programas Hebe (2ª feira), Esquadrão da Moda (3ª feira), Qual É o Seu Talento? (4ª feira), Conexão Repórter (5ª feira), Aventura Selvagem (6ª feira) e Supernanny (sábados). A História de Ana Raio e Zé Trovão continuará às 22h15, e SBT Repórter ganha novo dia de exibição: às 23h15 de segunda-feira. Quatro dias depois, no dia 15 de junho, o SBT registrou pela primeira vez perda nas 24 horas diárias para a Rede Bandeirantes, fechando com 4,1 pontos contra 4,9 da Bandeirantes, em razão dos jogos da Copa do Mundo, em especial pelo jogo Brasil e Coreia do Norte, de acordo com dados do Ibope.

No dia 18 de junho, Paulo Nicolau deixa a direção de jornalismo e, no seu lugar, assume o diretor Luiz Gonzaga Mineiro. Gonzaga retorna a emissora onde já tinha trabalhado em 2005.[26]

No mês de julho, Uma Rosa com Amor, alavanca no Ibope: dos rotineiros 5 a 6 pontos, vai a 7 a 8 pontos. Nas últimas semanas chegou de 9 a 10 pontos. Na última semana fecha com média de 11 pontos, e o último episódio registra média de 12 pontos com picos de 14, segundo o Ibope. No Rio de Janeiro e em Belo Horizonte as médias eram bem melhores, chegando a 14 pontos com picos de 18.

No dia 17 de agosto, entra no lugar de Uma Rosa Com Amor a reprise compacta da novela Canavial de Paixões, que foi anunciada como "uma versão especial em 70 capítulos".

No dia 19 de agosto, o SBT completa 29 Anos no ar, estreando nova vinheta e gráficos, que foram apresentados na festa dos 29 anos dentro de A Praça É Nossa.

No dia 20 de agosto, é anunciado o programa Topa ou Não Topa, que estreou no dia 25 de Agosto com Roberto Justus, no mesmo dia e horário que o game show 1 Contra 100, que registrava boa audiência. No momento, o programa "1 Contra 100" está sem data para voltar.

No dia 11 de outubro, a emissora divulga a contratação do experiente diretor Reynaldo Boury: ele tem 55 anos de TV e passagens pela Globo, Excelsior e Tupi, onde começou como operador de câmera. Atuará como diretor-geral da próxima trama de Tiago Santiago, seu primeiro trabalho original na emissora de Silvio Santos.[27]

No dia 19 de outubro a Assessoria de Comunicação do SBT informa que o profissional José Roberto dos Santos Maciel, até então diretor administrativo e financeiro da emissora há 10 anos, é nomeado Vice-Presidente da emissora. Ele ocupa a vaga deixada por Guilherme Stoliar, que na mesma data passa a responder pela presidência do Grupo Silvio Santos, substituindo Luiz Sebastião Sandoval, que pediu demissão por discordar dos novos rumos que o Grupo resolveu tomar.[28]

No dia 25 de outubro, a emissora estreou a novela mexicana Camaleões às 16h00, ocupando o lugar de As Tontas Não Vão ao Céu, cujo último capítulo foi exibido no dia 22 de outubro.

No fim de outubro, Raul Gil registra média de 9 com picos de 12 pontos, vice-líder isolado.

No dia 24 de novembro o jornalista Luiz Bacci deixa a emissora e é contratado pela Rede Record. O fato ganhou bastante repercussão em sites e blogs especializados em TV pois o SBT havia comunicado a imprensa, no começo da noite deste mesmo dia, que Luiz Bacci comandaria o novo Boletim de Ocorrências e em menos de cinco horas depois, o profissional já estava assinando contrato com a Rede Record.[29]

No dia 30 de novembro em meio a crise do SBT,a Rede Record concretiza a operação de mais um desfalque a afiliadas do SBT.A emissora de Silvio Santos, que nos últimos três anos perdeu importantes redes como a Rede SC, TV A Crítica, TV Pajuçara e TV Atalaia, deixa de ter, a partir de fevereiro de 2011,a TVB, de Campinas e região.[30]

No dia 7 de dezembro a emissora anuncia Roberto Franco como novo responsável pela Gestão das Afiliadas, Gestão das Regionais, Assuntos Regulatórios, Projetos de Expansão e Qualidade de Sinal e continuará no apoio à Estratégia de Investimento em Tecnologia da emissora.O profissional chega assume o cargo após a emisora perder mais uma afiliada para a Rede Record, a TVB.[31]

[editar] Crise financeira do Grupo Silvio Santos

Em 8 de novembro de 2010, o Grupo Silvio Santos entra em crise financeira por conta de um rombo ocorrido no Banco PanAmericano, também pertencente ao grupo. O prejuízo dado pelo banco soma uma quantia próxima a R$ 2,5 bilhões, o que provocou a necessidade de empréstimo junto ao Fundo Garantidor de Crédito para recuperar o banco.

Em razão desse empréstimo, o Grupo Silvio Santos colocou como garantia para pagamento do empréstimo as 44 empresas do grupo, incluindo o SBT, agravando a crise em que a emissora entrou a partir de 2007, quando perdeu a vice-liderança para a Rede Record. O prazo para pagamento desse empréstimo é de 10 anos.

[editar] Slogans

  • 1981 - 1987: Liderança absoluta do segundo lugar.
  • 1987 - 1989: Quem procura, acha aqui, versão adapatada da campanha da emissora NBC, versão "Be There", e "Let's All Be There".
  • 1990: Vem que é bom, versão adapatada da campanha da emissora NBC, versão "Come Home to NBC".
  • 1991: 10 anos com você (versão instrumental).
  • 1992: 10 anos com você (versão vocal) e a campanha Aqui tem.
  • 1993 - 1994: Se liga no SBT.
  • 1995 - 1998: Fique ligado.
  • 1998 - 1999: A cara do Brasil.
  • 1999: SBT é Brasil. É Sistema Brasileiro de Televisão.
  • 2000: No ano 2000. Crescendo com o Brasil.
  • 2001 - 2004: Na nossa frente só você.
  • 2005 - 2006: A TV dos brasileiros.
  • 2007: A concorrência vai tremer de medo.
  • 2008 - 2009: A televisão que agradece o seu carinho.
  • 2009 - 2010: A TV mais feliz do Brasil.

Deixe sua opinião

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário