Eliana

 

Ficheiro:Eliana Teleton 2009 cropped.jpgSeu pai, José Bezerra, cearense nascido no município de Solonópole, foi para São Paulo e conheceu dona Eva Michaelichen de origem russa e ucraniana[2], paranaense, nascida em Irati no Paraná. Seu José e dona Eva, se conheceram em uma casa de família, onde os dois trabalhavam, se casaram e tiveram a primeira filha chamada Helena.

Nessa época José já trabalhava como zelador de um prédio residencial no Jardim Paulista em São Paulo e dona Eva ajudava no orçamento de casa trabalhando como arrumadeira do prédio. No dia 22 de novembro de 1973 as 6h10min da manhã, nasceu a segunda filha, Eliana Michaelichen Bezerra.

Ela foi estudante do colégio Vila-Lobos no Ibirapuera, sempre participava das festas do colégio. Seu primeiro baile carnavalesco foi aos nove anos em Curitiba.

[editar] 1982-1990: início da carreira

Aos dez anos de idade depois de tanto insistir, sua mãe resolveu atender ao pedido da filha e á matriculou em uma agência de modelos Joyce Manequim. Sua primeira aparição na televisão, foi em uma campanha publicitária, "meu primeiro sutiã", onde Eliana aparecia apenas como figurante. Aos 13 anos depois de participar de um teste, Eliana foi escolhida para integrar o grupo As Patotinhas, no ano de 1986. Ficou no grupo durante quatro anos, onde fez muito sucesso com a canção Baile dos Passarinhos.

No ano de 1990, aos 19 anos, foi convidada por Gugu Liberato para integrar o grupo Banana Split, grande sucesso da época. Com seu 1,62 de altura Eliana era a menor do grupo. Eliana era destaque em todo programa que participava, inclusive do programa Qual é a música?, apresentado por Silvio Santos.

[editar] 1990-1993: início, no SBT

Na emissora do SBT a carreira de Eliana teve um grande impulso, pois aos poucos foi se destacando e suas aparições no programa Qual é a Música.

Silvio Santos ao avaliar o seu talento a convidou em pleno o programa "Qual é a Música", para fazer um teste de apresentadora.

O ano era de 1991 e Eliana aos dezoito anos comandava o seu primeiro programa Festolândia, nessa época cursava faculdade de psicologia na FMU.

[editar] 1993-1998: mais espaço, com seu segundo programa

Com seu segundo programa no ar denominado Sessão Desenho, Eliana aparecia apenas 20 minutos, mas foi o suficiente para ela angariar simpatias.

Foi aí que surgiu o grande sucesso, a canção Os Dedinhos, a música fez tanto sucesso que a apresentadora passou a ser conhecida comoEliana Dedinhos. Nessa época Eliana cursava o terceiro ano de Psicologia na faculdade FMU. Teve então que parar de cursar a faculdade para seguir a carreira artística.

Em 1993 aos 20 anos de idade, obteve o seu terceiro programa de televisão denominado Bom Dia & Cia, que mais tarde passou a se chamar "Eliana & Cia".

O programa tinha vários atrativos para crianças, desenhos, o boneco Melocotom (melocotón, na grafia em espanhol, significa "pêssego")e o robô Flitz, Eliana já era um sucesso entre as crianças. Em 1996 com a saída da Angélica, Eliana também assumiu o TV Animal, aonde conheceu o biólogo Sérgio Rangel.

[editar] 1998-2009: saída do SBT e assinatura com a Rede Record

Eliana e o ex-marido Edu Guedes em um evento.

No ano de 1998 e o programa de Eliana obtinha sucesso absoluto, já estava consolidada como apresentadora infantil. Nessa época várias emissoras estavam interessadas em Eliana, e finalmente, depois de sete anos no SBT a apresentadora assinou contrato com a Rede Record, onde passou a comandar um programa aos domingos.

Desde 12 de outubro de 1998, junto com uma equipe que fez do "Eliana e Alegria" um grande sucesso, e com o desenho Pokémon chegou a liderança no ibope, com 10 pontos de média contra media de 6 do SBT e 5 da TV Globo e constantemente chegava a marcar 15 pontos de pico.

Em 1999 Eliana estreou outro programa, o Eliana no Parque que era exibido aos domingos, com várias competições entre colégios. Em 2000 o programa saiu do ar, com a promessa de Eliana ganhar um novo programa aos domingos.

Eliana E Alegria

O Eliana e Alegria continuava, mudando os cenários e personagens e Eliana acabou deixando os bonecos e contou com a participação de Chiquinho (Edílson Oliveira da Silva) e Pitoco (Hélio Afonso) e com o biólogo Sérgio Rangel divertindo a garotada.

Com o desgaste do anime Pokémon o programa saiu do ar dando lugar ao seu próximo programa.

Eliana na Fábrica Maluca

Eliana na Fábrica Maluca foi o segundo programa infantil apresentado por Eliana na Rede Record. Estreou em 2003, após o cancelamento da produção de Eliana & Alegria, sendo basicamente, uma versão reformulada e mais lúdica deste último. O cenário foi inspirado no filme A Fantástica Fábrica de Chocolate, e os personagens mais importantes deste programa eram Chiquinho e Pitoco.

O público infantil foi crescendo e Eliana começou a apresentar para adolescentes. O cenário não combinava mais com gênero da platéia.Com essas alterações o programa passou a ser chamado de Programa Eliana com um visual moderno e notícias, quadros e jogos. Em outubro do mesmo ano o programa saiu do ar para dar espaço ao programa Sonia e Você, que foi apresentado por Sônia Abrão. Em agosto de 2005, Eliana passou a comandar o "Tudo É Possível", nas tardes de domingo da Rede Record.

Tudo É Possível

Lançado em 7 de agosto de 2005, o programa Tudo É Possível passou a ser visto por um público maior. Chegou, a alcançar, picos de 19 pontos, apresentando o quadro do Mister M, o mágico mascarado que desvenda segredos de mágica e que ficou famoso no Fantástico e no Domingo Legal. Com sua estreia nas tardes de domingo da Record, Eliana passou a ser a 2ª mulher brasileira a comandar um programa na grade vespertina dos domingos da TV Brasileira, seguindo os passos de Xuxa Meneghel, que estreou na tela da TV aos domingos em 1989 com o programa "Bobeou Dançou e depois repetiu o feito com os programas: Xuxa (1993) Xuxa Hits (1996) Planeta Xuxa (1998 - 2002) e Conexão Xuxa (2007). O programa chegou a ganhar várias vezes do SBT e não era raro Eliana estar na frente de Silvio Santos e Gugu Liberato na audiência. Em 5 de julho de 2009, foi exibido o último "Tudo é Possível", apresentado por Eliana, pois a mesma estava retornando ao SBT. O programa terminou como se nada estivesse acontecendo, porém, Eliana já havia gravado a despedida da emissora, que foi censurada. Na semana seguinte, o programa passa a ser apresentado por Ana Hickmann.

[editar] 2009: saída da Record e retorno ao SBT

Depois de 10 anos na Rede Record, Eliana retorna ao SBT, e novamente envolvida em polêmicas, já que sua volta é considerada uma revanche contra o assédio feito pela Rede Record a Gugu Liberato e na mesma semana é anunciada a contratação de Roberto Justus que também assinou com o SBT pelo mesmo motivo. [3]

Eliana (programa)

Em 31 de Agosto de 2009, Eliana re-estreou no SBT, com um programa homônimo, transmitido entre as 15h e 19h.

Eliana, Ratinho e Daniel juntos pelo Teleton em 2009.

O novo programa da Eliana, tem algumas semelhanças com o antigo programa da apresentadora, Tudo É Possível, entre elas, a presença dos professores da USP do Ciência em Show e do biólogo Sérgio Rangel que também retornou ao SBT. O programa apresentou algumas inovações como o reality game Os Opostos se Atraem?, onde anônimos e famosos teem que conviver juntos durante um mês mesmo com todas as diferenças para ganhar o prêmio final de 20 mil reais.

[editar] Embaixadora do Teleton

No ano de 2009, Eliana é convidada para ser embaixadora do Teleton, campanha transmitida pelo SBT para arrecadar fundos para a AACD.

[editar] Empresária e cantora

Na carreira como cantora vendeu mais de 3,5 milhões de álbuns, lançou de sucessos como Primavera, É Dez, Fésta e Diga Sim.

Os Dedinhos é considerada um classíco da música infantil Brasileira; esse primeiro trabalho da Eliana foi lançado em 1993, logo no término do programa "Festolândia" e início do programa "Sessão Desenho Com Eliana", Eliana conta que, como aparecia apenas da cintura para cima no programa, precisava de uma música que tivesse uma coreografia que ela pudesse fazer sentada, então teve a brilhante idéia de gravar a música "Os Dedinhos".

Não deu outra: a música virou hit, uma das poucas músicas infantis que tocou nas rádios. A música "Amiga" entrou na trilha da novela "Garotas Bonitas", exibida pelo SBT em 1993 como tema de abertura.

Músicas de seu programa antigo, como a "Era Uma Vez" e "Abra Cadabra" também estão na seleção das músicas do disco. Um outro grande sucesso desse disco é a música "Rebú No Pomar Do Japonês", que ganhou destaque especial por ter um jogo de palavras legal.

O disco ficou quase dois anos sendo o único da Eliana, até setembro de 1994, quando lançou o segundo disco, no ano de 1999 a música foi relançada com uma nova roupagem para o álbum "Primavera".

Além de apresentadora e comunicadora, Eliana é empresária. Junto com seu sócio e empresário Marcos Quintela, comanda a "EMB Produções", empresa de entretenimento que cuida não só dos seus produtos, como o de outros artistas, faz campanhas publicitárias, negocia o merchandising do seu programa, etc.

Eliana tem mais de 160 produtos licenciados. Eliana é a principal contradada do bloco carnavalesco, "Happy" que se apresenta no carnaval de Salvador. Já arrastou mais de 5 mil foliões em uma única apresentação no carnaval de Salvador, no qual faz parte há 7 anos. No ano de 2007 cantou seus maiores sucessos de 15 anos de carreira, animando a galera na avenida. Ainda no ano de 2007 regravou a canção Essa Ternura para a trilha sonora da novela Luz do Sol, da Rede Record. Em 2008 o bloco "Happy" em Salvador divertiu os foliões com a participação especial de Toni Garrido cantando com Eliana.

[editar] Vida pessoal

Eliana em 2006.

Eliana sempre tentou manter sua vida pessoal longe da mídia, porem o interesse das pessoas em sua vida gera controvérsias e polêmicas, seu primeiro namorado foi Marcos Quintela, ex-integrante do grupo Dominó, com quem se relacionou durante seis anos.

Posteriormente Eliana namorou o apresentador Luciano Huck. Foi ele que a presenteou com o cãozinho Snow, que aparece na capa de seu sexto CD.[4] Mas em 1999, após quase dois anos de namoro, Luciano foi visto com a cantora Ivete Sangalo, o que levou ao rompimento da relação.[5]

Ainda em 1999, Eliana iniciou um romance com o publicitário paulista Roberto Justus. Os dois se conheceram num jantar na casa do apresentador Otávio Mesquita. A relação, que chegou a transformar-se em noivado, chegou ao fim após um ano e meio.[6]

Edu Guedes e Eliana, amigos há mais de nove anos, se casaram no dia 11 de dezembro de 2004 na residência do casal. Seu casamento, entretanto, chegou ao fim no dia 17 de abril de 2007. A Revista Istoé Gente de 25 de abril de 2007 publicou declarações de amigos do casal que afirmavam que o motivo da separação seria o ciúmes excessivo de Edu Guedes.[7][8]

Atualmente, Eliana namora o músico e empresário João Marcelo Bôscoli, filho de Elis Regina.[9]

[editar] Indicação ao Grammy

Em 1999 foi indicada ao Grammy Latino concorrendo como melhor álbum infantil "Primavera". Contudo não ganhou o prêmio. Com isso Eliana não ocupa a lista dos Brasileiros vencedores do Grammy latino. Xuxa Meneghel é a única brasileira que já venceu a categoria de melhor álbum infantil, sendo que concorreu 4 vezes e ganhou 2.

[editar] Cinema e carreira literária

Em 14 janeiro de 2005 estreou "Eliana em o Segredo dos Golfinhos", o qual também produziu. O filme levou cerca de 325 mil pessoas aos cinemas. A temática ecológica, recorrente em seu trabalho televisivo, ganhou tratamento cinematográfico nas mãos da diretora Eliana Fonseca (“Ilha Rá-Tim-Bum – O Martelo de Vulcano”). No elenco, Fúlvio Stefanini, Daniel Del Sarto, João Paulo Bienemann, Ângela Dip, Fernanda Souza, Jackson Antunes, além das participações de Karin Rodrigues, Elias Andreato, Supla, Rouge e Netinho de Paula. Filme que, com mensagem de preservação ao meio-ambiente, se colocou entre as 10 maiores bilheterias obtidas por produções nacionais em 2005 com cerca de 370 mil espectadores. Eliana também já lançou 2 livros infantis "Os Segredos Dos Golfinhos" (2005) e "Os Segredos Do Pantanal" (2006)sendo que, fazem parte do PNLD 2006 (Programa Nacional do Livro Didático).

[editar] Apresentadora

[editar] No SBT

[editar] Na Record

[editar] Programas especiais

  • 2007: Mestres do Ilusionismo
  • 2008: Mestres do Ilusionismo